Crianças e Adolescentes

 

Lista de verificação para os pais

Abaixo está uma lista de perguntas que deve fazer antes de iniciar o tratamento EMDR para o seu filho. Você deve idealmente exigir que a resposta seja positiva para todas as sete perguntas para garantir que seu filho / adolescente será tratado por um profissional qualificado com a formação exigida em EMDR.

·         Qual é a profissão registada da terapeuta? (Por exemplo, psiquiatra, terapeuta familiar, psicoterapeuta infantil, outro etc. psicólogos clínicos e educacionais e sociais tendem a ser psicólogos "registados" na Ordem dos Psicólogos Portugueses.) O registo na Ordem garante que um terapeuta está vinculado a um rigoroso código de conduta e, em caso de reclamação existe um processo através da sua organização de registo. Os pais podem verificar essas informações entrando em contato com as diferentes organizações.

·         Que experiência adquirida tem o terapeuta no trabalho com crianças e adolescentes?

·         O terapeuta é  membro da Associação EMDR Portugal e tem formação Nível 2?

·         Se o terapeuta completou a formação em EMDR para CRIANÇAS?

·         O terapeuta recebe supervisão regular de um Consultor EMDR credenciado/a.

·         Por último, depois de ter verificado os pontos acima, lembre-se que além das competências e da experiência do terapeuta, é importante que ele / ela seja capaz de formar um relacionamento terapêutico consigo e com o seu filho.