EMDR

EMDR ® - Eye Movement Desensitization and Reprocessing quer dizer Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento Ocular. Trata-se de um método de dessensibilização e reprocessamento de experiências emocionalmente traumáticas por meio de estimulação bilateral do cérebro, a qual promove a comunicação entre os dois hemisférios cerebrais. 

Abordagem psicoterapêutica originariamente concebida para aliviar o mau estar e a perturbação associada a memórias traumáticas (Shapiro, 1989a, 1989b), dirigida a clientes que desenvolveram sintomas psiquiátricos como resultado de eventos traumáticos.

O processamento natural da informação é reposto e assim após a aplicação de EMDR, a percepção psicosensorial já não se manifesta como antes quando o acontecimento traumático é trazido à mente. As memórias ainda são recordadas mas o efeito perturbador desaparece. O EMDR recria o que acontece naturalmente durante o sonho ou o sono na fase REM (Rapid Eye Movement) e pode ser encarado como uma terapia de base fisiológica, que ajuda a pessoa a encarar e viver os traumas de uma forma nova e sem os efeitos perturbadores.

É um poderoso método psicoterapêutico, eficiente no tratamento de experiências perturbadoras incorporando diversos aspetos de terapias sistémicas, psicodinâmicas, experienciais, comportamentais e corporais (Shapiro, 2009). Um número substancial de estudos científicos já provou a eficácia do EMDR. Os resultados destes estudos indicam que o EMDR é muito eficiente, e que os resultados são duradouros a longo prazo.

Até hoje estima-se que o EMDR ajudou meio milhão de pessoas de todas as idades a libertarem diferentes tipos de traumas psicológicos.

Esta nova abordagem para o tratamento de traumas emocionais foi desenvolvida pela Drª Francine Shapiro, psicóloga americana, na década de 80, e desde então tem sido um dos métodos psicoterapêuticos mais amplamente pesquisados nos EUA, recomendada por diversas entidades, onde se evidência a Organização Mundial de Saúde (OMS www.who.int/mediacentre/news/releases/2013/trauma_mental_health_20130806/fr/), a American Psychiatric Association (APA www.apa.org/ptsd-guideline/ptsd.pdf  ), National Center for PTSD - U.S. Department of Veterans Affairs (www.ptsd.va.gov/public/treatment/therapy-med/emdr-for-ptsd.asp e VA slide English.pptx) que publicou recentemente um filme que foca o EMDR (www.facebook.com/VAPTSD/videos/vb.128532387214307/1755153757885487/?type=2&theater). 


Fruto de larga pesquisa as possibilidades de intervenção foram ampliadas passando a abranger as fobias, os transtornos do pânico, depressão e enfermidades psicossomáticas. Denominada genericamente como terapia de Reprocessamento, o EMDR ® foi idealizado como terapia breve, focal e integrativa.