Terapeutas em EMDR

Nem todos os terapeutas desta lista foram já certificados pela EMDR-Europe, muitos encontram-se ainda em processo de formação. Assim, vai encontrar a informação consoante os vários graus de ensino atingidos. Poderá encontrar as diferentes designações que implicam diferentes níveis de formação:

  • Nível 1, em formação (frequentou o curso Nível 1 em EMDR mas ainda não completou as horas de supervisão obrigatórias) 
  • Nível 1 
  • Nível 2, em formação (frequentou o curso Nível 2 em EMDR mas ainda não completou as horas de supervisão obrigatórias) 
  • Nível 2, Nível Básico de Formação em EMDR 
  • Practitioner pela Associação EMDR- Portugal e EMDR-Europe
Os mesmos níveis existem para a  especialidade de Crianças e Adolescentes; o que significa que a Associação EMDR-Portugal acreditou cada nível de formação atingido. Apenas os Practitioner em EMDR são terapeutas certificados pela EMDR-Europe. 
 
Pode ainda encontar as designações de Supervisor e Trainer (formador), também certificados pela EMDR-Europe, ambos Practitioner, sendo que os primeiros estão habilitados a supervisionar a prática clínica dos outros terapeutas EMDR e os segundos são supervisores que tiveram formação de formadores para a providenciar formação em EMDR.
 

Antes de consultar um terapeuta EMDR verifique se consta no directório da Associação EMDR-Portugal.

  1. Para poder exercer o Modelo Terapêutico EMDR, o profissional tem que ser associado/membro da Associação EMDR-Portugal, responsável por acreditar a formação pós-graduada em EMDR. Apenas Psicólogos e Psiquiatras com formação em EMDR podem exercer na sua prática clínica esta psicoterapia.
  2. Os Terapeutas acreditados em Terapia EMDR constam no nosso site. Poderá procurar pelo seu Distrito um Terapeuta Certificado em EMDR ou ainda em formação (nível 1 ou nível 2), devidamente acreditado pela Associação EMDR-Portugal. link: www.emdrportugal.pt/terapeutas-em-emdr/ 
  3. Se é Psicólogo ou Psiquiatra e já recebeu formação em EMDR (nível 1, nível 2, etc.) e pretende ser devidamente acreditado em Portugal para poder exercer profissionalmente EMDR, com direito à divulgação no site dos Terapeutas devidamente certificados em EMDR, deverá contactar a Associação EMDR-Portugal para emdrportugal@gmail.com e enviar os seguintes documentos:
  • CV;

  • Cópia da cédula da respetiva ordem profissional;

  • Certificados de habilitações (Licenciatura/Mestrado/Doutoramento);

  • Certificados de formação em EMDR.

A inscrição será analisada e posteriormente receberá uma comunicação a informar o estado da sua inscrição. Com a confirmação da aprovação como associado/membro, será pedido o pagamento da quota anual.  Só após o pagamento da quota anual passará a ser associado, após preencher o formulário com as suas informações pessoais e profissionais, com a devida autorização de divulgação destas últimas, passará a constar do diretório de Terapeutas EMDR.